Neste artigo, você vai aprender quais são as mídias sociais mais indicadas para Advogados, bem como receber dicas de como usar as redes sociais para promover seu escritório, sem a necessidade de violar o Código de Ética da OAB com publicidade indevida.
A primeira coisa a saber sobre o assunto é que o Código de Ética é bem claro com relação à natureza da publicidade profissional na Advocacia: deve ter o caráter informativo.
Assim, não trate as mídias sociais como um panfleto eletrônico e estaremos bem não só com o Código, mas com a sua audiência.
Antes de se perguntar qual a rede social…
A pergunta por qual rede social é a mais adequada para a Advocacia ou, quando muito, para o meu tipo de escritório, é equivocada.
Ou, talvez, precipitada.
Há uma pergunta prévia, que precisa ser respondida.
Afina, quem é o público com o qual você pretende “conversar” nas mídias sociais?
Num erro estratégico clássico, a grande maioria dos escritórios de Advocacia e advogados autônomos que possuem páginas ou perfis em redes sociais, publicam e compartilham conteúdo uns para os outros.
São artigos e notícias de sites jurídicos como o Conjur ou JusBrasil, notícias sobre o Poder Judiciário, OAB, Ministério Público.
Enfim, fala-se muito da realidade do Advogado, mas muito pouco da realidade do cliente.
Por isso, acredito que o primeiro passo é tentar entender o seu cliente, saber quais as suas demandas por conteúdo.
Que problemas jurídicos são enfrentados pelo cliente e como você pode ajudar a resolvê-los através de um artigo, um vídeo, um infográfico e, muitas vezes, com uma simples dica?
O foco não é a mídia usada (se vídeo ou blog, se Facebook ou Instagram), mas a sua mensagem: com quem você quer conversar e que problemas esta conversa vai resolver.