Como fazer parcerias de sucesso na Advocacia? Esta é uma pergunta que muitos se fazem, mas poucos conseguem levar para o plano prático.
Parcerias mal sucedidas podem significar, na melhor das hipóteses, frustração e perda de tempo, e na pior, perder dinheiro e clientes.
Tenho percebido que boa parte dos Advogados que mais poderiam se beneficiar de parcerias estratégias, que são os profissionais liberais e os sócios de escritórios de pequeno porte, limitam as parcerias a dois formatos básicos: indicação mútua de clientes e constituição de uma Sociedades de Advogados.
Estas não são as únicas formas possíveis de parceria na Advocacia.
E, talvez, nem sejam as mais indicadas para para quem está começando ou tem pouco tempo de mercado.
Outros formatos de parceria, como as que serão indicadas neste guia, podem ser adotadas como um primeiro passo para, no futuro, começar a pensar numa Sociedade de Advogados.
Outro equívoco comum é acreditar que os melhores parceiros são, necessariamente, amigos, parentes ou colegas da Faculdade.
Um parceiro, assim como num relacionamento interpessoal, precisa compartilhar dos mesmos valores que você.
Confiança é apenas o básico numa relação negocial. É preciso muito mais!
Neste guia, trago várias dicas sobre como fazer parcerias de sucesso na Advocacia e várias alternativas de ações e projetos que podem se encaixar com o seu perfil profissional e pessoal.